A Unesco
Prêmio Atleta pelo Esporte
Prêmio Atleta pelo Esporte
Em 2009, Jackie Silva foi eleita a décima personalidade mundial esportiva a receber o Prêmio Atleta pelo Esporte da UNESCO. O título é um reconhecimento da Organização a Atletas de ponta que promovem os valores da Educação e das Atividades Esportivas como forma de construir um futuro melhor para os jovens.
A condecoração, que já homenageou outros ex-atletas, como Pelé, Michael Schumacher (Fórmula 1), Justine Henin (tênis) e Sergey Bubka (salto com vara), premia esportistas que promovem os valores da educação e das atividades esportivas entre os jovens.
“Não estava esperando por esse prêmio, por isso fiquei muito feliz e orgulhosa por ter sido escolhida”, comentou Jackie, que desenvolve projetos sociais desde 2002 junto as comunidades, como Vigário Geral, Cidade de Deus e Salgueiro, além de praias como Copacabana e Leblon. “A Unesco é uma organização com grande importância para o desenvolvimento da humanidade. Fazer parte dessa lista de 10 atletas, sendo a única brasileira além do Pelé, é uma honra muito grande”.
A indicação de Jackie foi feita por representantes da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro durante uma visita à sede da Unesco. Na ocasião, foram expostos os projetos desenvolvidos e promovidos pela ex-jogadora de praia e de quadra.
“Fico muito feliz por poder contribuir com a formação de tantos pequenos cidadãos. O esporte é uma forma saudável e divertida de se oferecer oportunidades a estes jovens, independentemente de seu padrão socieconômico”, comentou a campeã olímpica. “Isso é só o começo. Ainda tenho muito o que fazer pelo bem do esporte e da sociedade”.
Jackie mostra porque é merecedora do título. Depois de uma espetacular carreira como jogadora de voleibol, a atleta decidiu fundar o Instituto Jackie Silva, com o objetivo de criar laços sociais entre os jovens da Cidade Maravilhosa. A organização opera em parceria com autoridades locais e ONGs e conta com 49 centros, espalhados pelo estado do Rio de Janeiro.