Perfil
A pessoa
A pessoa
Uma líder nata, sempre lutando pelos seus direitos como mulher e como atleta. Jacqueline sempre teve temperamento forte, uma característica sua só comparada com seu talento no vôlei, nas quadras e na areia, que a levou a 3 olimpíadas e muitas conquistas representando o Brasil.
Jaqueline se tornou Jackie Silva nos EUA, como uma das pioneiras no vôlei de praia. Foi considerada a rainha do esporte por lá e dali para Atlanta, em 1996, foi um caminho quase natural, quando o vôlei de praia estreou como modalidade olímpica,.
Com Sandra Pires, se tornou a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro em olimpíadas, a primeira brasileira a conquistar ouro em esportes coletivos.
A sua história não poderia parar quando deixasse as quadras. Hoje, Jackie se dedica ao belo projeto Atletas Inteligentes, através do qual incentiva o jovem a se manter na escola através do vôlei. O projeto lhe rendeu o prêmio de campeão pelo esporte da Unesco, ao lado de outros esportistas da sua magnitude como Pelé e Michael Schumacher.
O incentivo ao esporte não para aí, Jackie também é técnica de equipes de alto nível e realiza palestras motivacionais e clínicas de vôlei.
“Uma coisa eu posso garantir a vocês: emoção é o que não faltou nesses anos dedicados ao vôlei. Já fui chamada de gênio, de rebelde, de talento desperdiçado, joguei em vários países do mundo, briguei com dirigentes, técnicos, conquistei títulos, uma medalha de ouro olímpica… enfim, são tantos momentos inesquecíveis que eu precisaria escrever um livro do tamanho de uma bíblia para contar tudo – e olha que eu já escrevi um, mas não deu nem para a saída.”
“Posso dizer que dediquei a minha vida ao vôlei, e com certeza tive muito mais alegrias do que decepções. Títulos é que não faltam…”